Atenas/Grécia: Roteiro de 1 dia. O que fazer?

Onde ficar?

Não ficamos em Atenas, pois passamos a noite no Cruzeiro.Caso ainda esteja procurando por hospedagem para sua viagem, separamos alguns hotéis com ótimas avaliações para você conferir no Booking.com: 3* Acropolis View Hotel / 4* B4B Athens Signature Hotel / 5* Four Seasons Astir Palace Hotel Athens / Outras Opções.

Dicas de Atenas

Roteiro da Viagem

  • 4 dias em Roma
  • 2 dias em Florença
  • 1 dia em Split (Cruzeiro)
  • 1 dia em Corfu (Cruzeiro)
  • 1 dia em Creta (Cruzeiro)
  • 1 dia em Atenas (Cruzeiro)
  • 1 dia em Mykonos (Cruzeiro)
  • 1 dia em Santorini (Cruzeiro)
  • 1 dia em Katakolon (Cruzeiro)
  • 4 dias em Paris

O que fazer em Atenas?

  • Dia 1 (Acrópole – Templo de Zeus – Estádio da primeira Olimpíada Moderna – Troca da Guarda – Universidade de Atenas – Roman Agora – Mercado Downtown)

Atenas (2012)

Dia 1 – Acrópole – Templo de Zeus – Estádio da primeira Olimpíada Moderna – Troca da Guarda – Universidade de Atenas – Roman Agora – Mercado Downtown

Capital da Grécia, Atenas é considerada berço do pensamento político e filosófico. Umas das cidades na Europa que sempre quis conhecer. Atenas é um espetáculo ao ar livre, estrelado principalmente pela Acrópole, o Parthenon e outros registros visíveis da civilização Ocidental e da democracia.

Atenas é influenciada por um clima temperado mediterrânico, registrando temperaturas médias que variam entre 6º e 13ºC em Fevereiro e entre 23º e 33ºC em Julho. O Clima em Outubro, quando estivemos lá, estava ótimo; pegamos uma chuvinha e depois o tempo fresco abriu.

Existem hoje as duas grandes portas de entradas. O primeiro é o Aeroporto Internacional de Elefetherios Venizelos, que fica a vinte e sete Quilômetros de distância do centro da cidade. Sua grande vantagem é estar diretamente interligado a uma estação de metrô. Outra forma de chegar é pelo Porto de Piraeus, o principal porto de Atenas, o maior da Grécia, e um dos mais  importantes do Mar Mediterrâneo. Cheguei pelo porto, já que Atenas é parada obrigatória de vários cruzeiros pelo mediterrâneo.

Assim que saímos do porto, pegamos um táxi turístico, uma espécie de guia particular, que nos levou aos principais pontos turísticos da cidade. O passeio custou quarenta euros por pessoa. Existem opções de excursões mais baratas, mas queríamos algo mais reservado e rápido.

Nossa primeira parada do dia foi a famosa Acrópole. Construído no alto da cidade, a Acrópole foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole está em ruínas; entre as que ainda estão de pé, o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Nice, simbólico da harmonia do estado de Atenas. A excursão não dava direito ao Ingresso: Ingresso Acrópole. Você também pode fazer a visita com um guia caso tenha interesse: Tour Guiado Acrópole em Pequenos Grupos c/ Ingresso.

A visita toda durou umas duas horas, tempo suficiente para conhecer os templos e tirar fotos. A dica que dou é chegar bem cedo e ser um dos primeiros a entrar. Quando estávamos voltando para o táxi, o lugar já estava insuportável e impossível de entrar, pois haviam dezenas de excursões e mais excursões chegando.

Depois fomos ver os demais lugares. Como o dia estava muito corrido, não ficamos muito tempo nos lugares que fomos, somente um tempinho para conhecer o lugar e tirar algumas fotos. A desvantagem de ir de navio é essa, tem hora marcado pra tudo e é melhor você não se atrasar.

Passamos pelo Templo de Zeus e já fomos para a próxima parada, que foi o Estádio da primeira Olimpíada Moderna.

O guia nos levou para ver a troca da guarda (bem legal). Também fomos à Universidade de Atenas, um lugar muito antigo, mas muito mal cuidado. As estátuas e paredes estavam muito pichadas, pessoas nas ruas pedindo esmola, sujeira em todos os lugares. Um retrato da crise atual que não quer deixar a Grécia.

Demos uma parada no Roman Agora e ali mesmo acertamos com o taxista. Dali em diante ficamos por nossa conta, já que estávamos relativamente perto do metro. Ao sair do Roman Agora fomos para um região de lojinhas e restaurantes no centro de Atenas.

Comprei vários souvenires, e acreditem, de todos os lugares que fomos na Grécia os melhores preços são os de Atenas. Comemos um incrível sanduíche grego em um dos vários restaurantes da região e visitamos dezenas de lojas com produtos e artesanatos típicos da Grécia.

Depois de andar muito pelo centro pegamos o metro que nos deixou bem próximo do porto.

Tagged ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *