Lima/Peru: Roteiro de 3 dias. O que fazer?

Onde ficar?

Ficamos no Gran Hotel Bolivar, que está localizado no centro histórico de Lima, bem em frente a Plaza San Martin. Sem sombra de dúvida não ficaríamos lá novamente. Não só não gostamos do hotel, pois achamos tudo extremamente velho e com um cheiro muito forte de mofo, como também foi fácil perceber que era muito melhor ter ficado em Miraflores. Apesar dessa região geralmente ser um pouco mais barata de se hospedar, não caia na tentação e procure por uma boa promoção na região de Miraflores/Barranco.

Caso ainda esteja procurando por hospedagem para sua viagem, separamos alguns hotéis com ótimas avaliações para você conferir no Booking.com: 3* Tierra Viva Miraflores Larco / 4* Aloft Lima Miraflores / 5* AC Hotel by Marriott / Outras Opções.

Dicas de Lima

  • Já comprou sua passagem? Se não, confira os preços através do JetRadar, que pesquisa o melhor preço em dezenas de sites.
  • Aproveite o cenário gastronômico de Lima. O que não falta são ótimas opções de restaurantes. Entre eles estão o Central, do chefe Virgílio Martinez, o Astrid y Gaston e o Maido.
  • Não caia na tentação de ficar na área central devido a hospedagem mais barata; ache uma boa promoção em Miraflores ou Barranco.
  • Caso tenha apenas um dia em Lima, você pode conferir excursões que te levam a alguns das principais atrações da cidade no mesmo dia: Circuito de 1 Dia das Principais Atrações de Lima.
  • Como sempre sugerimos no blog, nunca deixe para comprar ingressos no momento, evitando assim filas e perda de tempo. O blog, em parceria com a empresa Get Your Guide, disponibiliza a opção de compra antecipada de vários ingressos e excursões. Confira alguns exemplos: Mergulho com Leões-MarinhosExcursão Gastronomia PeruanaTour Particular Linhas de Nazca.

Roteiro da Viagem

O que fazer em Lima?

  • Dia 1 (Plaza San Martin – Centro Comercial Polvos Azules – Bairro de Chino – Basílica y Convento de San Francisco – Plaza Mayor – Catedral de Lima – Jantar no T’anta)
  • Dia 2 (Puente de los Suspiros – Iglesia La Ermita – Museo de Sitio y Santuario Arqueológico de Pachacamac – Almoço no La Cocina de Dario – Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú)
  • Dia 3 (Huaca Pucllana – Miraflores Indian Market – Parque John F. Kennedy – Almoço no Alfresco – Parque del Amor – Shopping Larcomar – Circuito Mágico del Agua)

Lima (2009)

Dia 1 – Plaza San Martin – Centro Comercial Polvos Azules – Bairro de Chino – Basílica y Convento de San Francisco – Plaza Mayor – Catedral de Lima – Jantar no T’anta

Como estávamos no centro, resolvemos passar nosso primeiro dia pela região central/histórica de Lima. Nós fomos sozinhos, mas caso tenha interesse em descobrir um pouco mais da historia de Lima, você pode fazer uma excursão guiada: Excursão a pé pelo centro de Lima.

Começamos nosso itinerário passando pela Plaza San Martin, bem na porta do hotel. Bem pequena, sendo sua principal atração a estátua do general José de San Martín, importante figura da independência do Peru.

Alguns minutos na praça e já pegamos um táxi para o famoso Centro Comercial Polvos Azules. Pela distância até dava pra ir a pé, mas pelas nossas pesquisas prévias, ficou bem claro que a região era perigosa em relação a roubos. Já que táxi é tão barato em Lima, decidimos não arriscar. Não tivemos problema nenhum, entretanto não custa tomar cuidado em relação à bolsa/mochila/carteira/celular, etc.

O Centro Comercial Polvos Azules tem de tudo; de originais até réplicas perfeitas, além de coisas bem vagabundas. Pesquise bem para não comprar gato por lebre, e lembre-se que aqui vale a regra da pechincha. Pechinche o máximo que puder. Compramos várias camisas, que se não foram originais, eram de boa qualidade. Sem contar que os preços estavam ridículos em relação ao que se cobra no Brasil. A regra do táxi também funcionou para a hora da saída, principalmente agora que tínhamos sacolas em mãos.

O táxi nos deixou na Chinatown de Lima, conhecido como Bairro de Chino. Destaque para as centenas de lojas vendendo bugigangas chinesas, além de muitos restaurantes tradicionais.

Continue andando até a famosa Basílica y Convento de San Francisco, que fica ao lado da Plaza Mayor. Vale a pena à visita, mas tome cuidado caso não goste de lugares muito fechados, pois umas das principais, se não a principal atração do Convento, são as catacumbas. Esse lugar é bem escuro/fechado. Durante a visita, foi recorrente algumas pessoas voltarem atrás e não continuarem essa parte da excursão.

Ao fim da visita fomos direto para a Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais importantes de Lima. Em volta da praça está situado o Palácio do Governo, a Catedral de Lima e outros famosos prédios históricos. A Catedral é bem bonita por dentro, com certeza vale uma visita. Além de ser a maior igreja do Peru, lá dentro se encontra o túmulo de Francisco Pizarro. Inaugurada em 1538, foi construída no estilo barroco e é uma das principais atrações da cidade. Como fomos na época de Natal, deixamos para ir a Plaza mais para o fim da noite, pois tanto a Plaza quanto alguns dos edifícios ao redor estavam iluminados para o Natal.

Jantamos no restaurante T’anta, bem perto da Plaza Mayor. Comida excepcional.

Dia 2 – Puente de los Suspiros – Iglesia La Ermita – Museo de Sitio y Santuario Arqueológico de Pachacamac – Almoço no La Cocina de Dario – Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú

Acordamos bem cedo e fomos para o Museo de Sitio y Santuario Arqueológico de Pachacamac, que não é lá grandes coisas: Excursão Ruínas de Pachacamac.

O lugar é muito grande e eles não permitem a entrada de táxis, somente carros de companhias turísticas. O tour também incluía uma parada no Bairro Barranco, pela famosa Puente de los Suspiros e pela Iglesia La Ermita. Achamos Pachacamac bem destruído, mas é ainda uma das mais famosas atrações de Lima. Foi mais um aula de história do que uma visita mesmo. Além do mais, favelas tomaram conta ao redor de Pachacamac, o que tira um pouco a visão de cidade Inca.

A excursão nos deixou em Miraflores, e depois de andar um pouco pela região almoçamos em um ótimo restaurante peruano, chamado La Cocina de Dario. Não tínhamos planejado ir lá, mas como estava lotado achamos que seria uma boa opção, e com certeza foi. O ceviche e o arroz com frutos do mar estavam deliciosos. Sem contar o preço, que também foi bem em conta.

Saindo do almoço fomos para o Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú. Esse é o maior e mais antigo museu do Peru (Foi criado em 1822). São milhares de artefatos da civilização Inca a dispor dos visitantes. Muito legal mesmo. Existem visitas guiadas; caso haja interesse, entre em contato através do site.

Dia 3 – Huaca Pucllana – Miraflores Indian Market – Parque John F. Kennedy – Almoço no Alfresco – Parque del Amor – Shopping Larcomar – Circuito Mágico del Agua

Acordamos bem cedo e pegamos um táxi para o Huaca Pucllana. Diferente de Pachacamac, gostamos bastante. Bem mais preservado. Não há necessidade de tour, entretanto há guias disponíveis na entrada, mas eles cobram gorjetas ao final do tour. Erguido em forma de pirâmide a partir do século II, Huaca Pucllana abriga também um museu com as peças encontradas no local. Lá dentro tem um restaurante bem famoso também, mas como fomos de manhã não deu para aproveitar. Dizem ser bem legal jantar com Huaca Pucllana iluminada em volta.

Ao sair, fomos a pé até o Miraflores Indian Market, que é uma feira bem interessante de produtos típicos. Aproveite para comprar algumas lembranças de Lima.

Passamos pelo Parque John F. Kennedy no caminho para nosso almoço, no Restaurante Alfresco. O Restaurante Alfresco já foi escolhido o melhor ceviche de Lima por algumas vezes, e sem duvida é muito bom mesmo. Comemos 2 ceviches (um somente de peixe e um misto com um molho apimentado). Ambos estavam muito bons, principalmente o apimentado. Sem sombra de dúvida o melhor ceviche que comemos, mas foi um dos mais caros também.

Ao deixar o restaurante, fomos a pé até ao Parque del Amor para umas fotos e continuamos em direção ao Shopping Larcomar. O Larcomar é um shopping situado em um penhasco com uma vista sensacional do Oceano Pacífico. Demos uma pausa para um café enquanto apreciávamos a bela vista do oceano e aproveitamos para rodar o shopping e conhecer um pouco.

Caso tenha interesse você pode fazer o passeio em Miraflores de Bicicleta: Aluguel de Bicicletas em Miraflores.

Já no fim da tarde fomos para o Circuito Mágico del Agua para assistir ao espetáculo das fontes: Circuito Mágico da Água. Bem legal se você tem filhos, eles vão adorar aqui, principalmente se for na época do Natal. Nessa época eles tem várias atividades relacionadas ao natal, como por exemplo uma casa gigante do Papai Noel. Se conseguir, vá mais para o fim da tarde, pois muitas das fontes são iluminadas, dando uma aparência legal.

Tagged ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *