Situado a 50 Quilômetros da Cidade do Cabo, Stellenbosch é uma das, senão a mais famosa, região vinícola da África do Sul. A Rota dos Vinhos de Stellenbosch, estabelecida em 1971 conta com dezenas de ótimas vinícolas para todos os gostos e bolsos e se tornou um destino obrigatório para os amantes de vinho. É também a segunda mais antiga cidade da África do Sul e conta com restaurantes incríveis e com certeza oferece muita história e cultura para os visitantes.

Onde ficar em Stellenbosch?

Ficamos no Magnolia Place Guest House. Hotel bem simples, bem básico. Se sua estadia consiste de precisar de um hotel somente para dormir, OK; mas se for ficar mais dias na cidade existem melhores opções.

Caso ainda esteja procurando por hospedagem para sua viagem, separamos alguns hotéis com ótimas avaliações para você conferir no Booking.com: 3* Eendracht Hotel / 4* Erinvale Estate Hotel & Spa / 5* Angala Boutique Hotel / Outras Opções

Dicas de Stellenbosch

  • Nossa viagem foi feita com nosso filho de 4 anos e a maioria do roteiro foi baseado nele, por isso escolhemos vinhedos que tinham programas para criança.
  • O caminho de volta para o aeroporto, principalmente no horário de pico, pode ser bem movimentado. Tome cuidado com os horários para não ter risco de perder o voo; nós quase atrasamos pois demorou demais para chegar.

Roteiro da Viagem

Roteiro de 1 dia em Stellenbosch (2020)

Dia 1 – Vredenheim Wine Farm – Almoço no Vadas Spier – Spier Wine Farm – Jantar no Debonairs Pizza

Saímos para Stellenbosch bem cedo. Diferentemente dos outros dias, tomamos nosso café-da-manhã em outro lugar perto do apartamento na Cidade do Cabo. Especializado em crêpes e galettes, o Swan Cafe é um café super descolado situado bem em frente ao Truth Coffee. Pedimos o Crêpe de Nutella com Banana (R65) e o de Maçã Caramelizada com Caramelo Salgado e Amêndoas (R65). Tudo delicioso.

Depois de 40-50 minutos no carro, chegamos a Stellenbosch e fomos direto para nosso primeiro vinhedo, que era o Vredenheim Wine Farm. Longe de ser famoso e provavelmente não muito procurado (só tínhamos nós e mais um casal com os filhos) o Vredenheim Wine Farm é uma ótima atração pras crianças, pois além das degustações de vinho, eles tem um mini zoológico, onde você pode ver os cuidadores alimentado os leões, tigres e leopardos. As crianças adoram, até porque você chega muito perto da cerca de onde eles ficam. Existem também alguns decks que proporciona ótimas visões.

Durante a alimentação os cuidadores contam as histórias e peculiaridades de cada um, assim como um explicação geral de cada tipo de animal. Sem contar que eles foram muito atenciosos com as crianças, que queriam saber de tudo da cada bicho ali, principalmente do leão-branco. Foi bem interessante, quase que um tour privado, pois tinham pouquíssimas pessoas. Para quem tem crianças é um super programa, com certeza vão adorar. A Vredenheim Wine Farm também oferece degustações, além de outras atrações, como por exemplo uma fazendinha, um parquinho para as crianças, um mini safári e alguns bares e restaurantes. Entretanto, fomo lá somente pelo zoológico mesmo, então não podemos comentar no resto.

Nosso próximo vinhedo era o Spier Wine Farm. Almoçamos lá mesmo, no Vadas Smokehouse & Bakery. Que restaurante sensacional, tudo muito delicioso. Apesar de ser uma Smokehouse, que normalmente é conhecido pelas carnes, até vegetarianos vão amar esse restaurante, pois as saladas e acompanhamentos são todos deliciosos, e olha que experimentamos vários, pois as porções são relativamente pequenas, tipo pequenas tapas. Pedimos um tanto dessas pequenas porções, como por exemplo o Sourdough Bread board with Butter (R45), o Smoked Beef Brisket and BBQ Sauce (R80 / 100g), o Farmer Angus Steak with Bone Marrow Butter (R195, 300g), a Panzanella, Roasted Peppers & Belnori Goat Cheese with Caramelised Fennel Seeds (R85), a Buffalo Mozzarella with Peas, Almonds and a Lemon Mint Dressing (R95), o Macaroni & Cheese (R60) e o Chips & Tomato Sauce (R45). Tudo sensacional, sem defeito nenhum, com destaque para o Steak e para a Panzanella. Uma ótima opção também é fazer piquenique na propriedade; existe um café que já vende as cestas prontas. Achamos um pouco caro (R275 p/ pessoa), mas tudo parecia delicioso também.

Escolhemos por fazer a degustação de vinhos com chocolate (R70); os vinhos eram bem gostosos. Existem também várias outras opções de degustações, como por exemplo a degustação de vinhos Premium (R90) e a degustação de sucos de uva para as crianças. O Enzo adorou.

Caminhamos muito pela propriedade, visitamos o mercadinho de artesanato e terminamos a visita no “Encontro com as Águias”. O Ingresso custa R$85 para adultos e R65 para crianças de 3-12. Nesse mini zoológico você verá e interagirá com águias, falcões, corujas, cobras, lagartos e outros. Após visitar o zoológico, existe o show dos pássaros, no qual o cuidador interage muitas vezes com as pessoas da plateia, e mostra um pouco das incríveis habilidades dos pássaros. Bem legal. O interessante aqui é que muitos desses pássaros estão em processo de reabilitação, e alguns voltarão ao seus habitats.

Jantamos no Debonairs Pizza no caminho p/ o hotel. O Debonairs Pizza é uma rede de fast-food muito comum na África do Sul; vimos muitos durante nossa viagem. Pizza OK, nada demais, bem fast food mesmo.